Abordagem à alopecia no cão

Dr. Diana FERREIRA
Dipl. ECVD
Duration : 30 min
Dermatology
Login

Please login to WIZZVET to continue

Before going further in this learning module please login to WIZZVET by clicking the button below:

Login
A alopecia é definida como a perda de pêlo em áreas do corpo onde se esperaria a presença de uma pelagem normal. A alopecia pode representar um mero problema cosmético sem risco para o paciente, no entanto, pode ocorrer como consequência de uma doença interna com implicações potencialmente graves. Como tal, uma abordagem metódica e um diagnóstico preciso são pré-requisitos para um correto maneio dos casos de alopecia.

O primeiro passo na abordagem da alopecia é avaliar se a perda de cabelo é verdadeira e não está associada a inflamação, ou se, pelo contrário, ocorre devido a um autotraumatismo (pelos partidos, escoriações) ou inflamação cutânea.

O exame clínico deve, por isso, inicialmente, ter como intuito, identificar sinais de inflamação e infeção folicular que devem ser diferenciados de alterações clínicas associadas a doenças alopécicas não inflamatórias. Eritema, pápulas, pústulas, liquenificação, autotraumatismo reconhecido por pelos partidos, escoriações, erosões e ulcerações são sugestivos de um processo inflamatório associado a prurido.

No caso da alopecia não inflamatória tanto pode estar presente um mero problema cosmético, sem risco para o paciente, como a alopecia ser a manifestação de uma doença sistémica. Nesse caso, podem haver consequências potencialmente graves para o paciente se a doença não for identificada e corrigida corretamente.

Com esta aula pretendemos dar as ferramentas adequadas para uma correta identificação das características clínicas associadas aos diferentes tipos de alopecia, bem como para a sua abordagem diagnóstica.
Dr Diana Ferreira completed in 2010 the degree with masters in Veterinary Medicine at the University of Lisbon. Afterwards, she performed traineeships in veterinary dermatology in Portugal and in Italy.

In 2011 she integrated the intern team of the Veterinary Clinic of the Barcelona University, where in 2012 she started the residency in Veterinary Dermatology and she obtained the Diplomate of the ECVD title in 2016.

In 2018 she founded the Portuguese Society of Veterinary Dermatology of which she was President of the directive board until 2020. She worked as a veterinary dermatologist in the United Kingdom, at the Animal Health Trust from 2015 until 2020.

Currently, Dr Diana Ferreira works as a veterinary dermatologist in Portugal at the OneVet Group.